Nossos programas formativos
Cuca Leitora (1, 2, 3 e 4)
O Programa Cuca Leitora, desenvolvido anualmente, propõe um método de leitura e produção de textos baseado em atividades diárias e tutoria semanal.
Para promover letramento pleno, desenvolvemos um método de leitura em 4 módulos para crianças com 10 anos ou mais. O programa potencializa as habilidades cognitivas para:
- compreensão,
- análise,
- interpretação,
- crítica,
- criatividade,
- argumentação e
- estratégias para a resolução de problemas.
Aprendizado lúdico por meio de games.
Como funciona?
"As habilidades de autoaprendizagem e autogestão do conhecimento são as ferramentas essenciais o bom desempenho profissional na sociedade contemporânea, pois permitem aprender sempre e sobre todos os temas."
No programa Cuca Leitora, a partir de uma avaliação diagnóstica, o aprendiz será inserido em um módulo adequado ao seu estágio de desenvolvimento. A partir daí, receberá formação diária, a fim de alcançar o melhor desempenho em leitura. Aplicando os ideais de autoaprendizagem e autogestão do conhecimento, o aluno será inserido em uma plataforma digital e receberá as instruções para iniciar o aprendizado.
Após a leitura do texto do dia, na sala de aula virtual, estará engajado em atividades lúdicas de compreensão, análise, critica, interpretação e produção de textos.
Recebe feedback semanal de suas participações por meio de conversas online (videoconferência) com o tutor, desenvolvendo progressivamente repertório cultural, argumentação e habilidades de letramento pleno.
Formação avançada em Multiletramentos
Lendo o mundo para além do texto escrito.
O aluno terá contato diário com produções de diferentes tipos, gêneros e tendências, reconhecendo a estrutura, intencionalidade e a função de cada um.
Dentre os textos estudados, destacam-se:
-
científicos, didáticos e acadêmicos,
-
literários (fábulas, romance, contos, poemas etc.),
-
audiovisuais (filmes, documentários, videoclipes etc.),
-
gráficos, tabelas,
-
visuais (pinturas, fotografias etc.),
-
jornalísticos, editoriais, podcast etc.,
-
publicitários,
-
discursos políticos,
-
gêneros digitais (blogs, sites etc.),
-
descritivos, narrativos e argumentativos (discursos, dissertações, debates) entre outros.